Aproveite o verão ao máximo com 6 sugestões para todos os gostos!
Albergaria-a-velha: Rota dos Moinhos
Inclinada para o mar, com a vasta laguna do Baixo Vouga a proporcionar produtivos campos de cereais, Albergaria-a-Velha esconde uma paisagem abrupta e acidentada a nascente do cume por onde passa a antiga Estrada Real, atual IC2.
É nesses vales verdejantes que se esconde uma das maiores concentrações de moinhos de água conhecidas na Europa. Reza a história, que os cereais colhidos nos campos do Vouga, e mesmo noutras áreas da região, eram transportados por estradas e carreiros para o interior de Albergaria, para moagem ou descasque nas mós graníticas dos moinhos de rodízio que cavam no vale do Caima e em muitos ribeiros espalhados pelo concelho.
A Rota dos Moinhos de Albergaria-a-Velha é composta atualmente por uma dezena de moinhos, com proprietários tão díspares, que vão desde famílias dos moleiros tradicionais a associações privadas.
Águeda: Stand Up Paddle
O Stand Up Paddle é um dos desportos que mais cresceu no mundo. É uma modalidade que derivou do surf e que consiste em deslizar sobre a água com uma prancha bastante estável. O Stand Up Paddle pode ser praticado deitado, de joelhos ou em pé, com a ajuda de um remo. Esta é uma atividade ideal para grupos de todas as idades.
8km por entre trilhos em terra batida, muita vegetação, uma ria a ganhar forma e uma imensidão de ruídos provenientes da fauna já bem desperta. É na freguesia de Salreu, concelho de Estarreja, a pouco mais de 20 minutos de carro do centro de Aveiro podemos encontrar este pequeno paraíso chamado BioRia, um património natural de pura biodiversidade.
Trata-se de um projeto pioneiro de conservação da natureza e biodiversidade, um espaço que ansiava reavivar a sua identidade e que lhe foi conferido graças à Câmara Municipal de Estarreja e ao seu desígnio “Virar o Concelho para a Ria”.
Ílhavo: Farol da Barra
Sabia que pode subir ao topo do farol da Barra? Com uma vista deslumbrante, contemple a vista do mais alto farol português (com 62 metros de altura e 66 acima do nível médio das águas do mar).
O horário de visita de verão é às quartas-feiras à tarde. As visitas realizam-se 3 subidas (aproximadamente de hora a hora) no período das 14h00 às 17h00.
Aveiro: Via ecológica ciclável ( Passadiços de Aveiro)
A pé, a correr ou a pedalar, aventure-se num percurso de cerca de sete quilómetros e descubra as paisagens deslumbrantes da ria de Aveiro. O percurso tem como ponto de partida oficial o Cais de São Roque. No entanto, há mais dois pontos onde é possível iniciar, no Cais da Ribeira de Esgueira ou em Vilarinho, na freguesia de Cacia. Seja qual for a opção, esta é, sem dúvida, uma oportunidade para usufruir do contacto com a natureza e descobrir parte da identidade da região.
Pelo percurso estão vários pontos de descanso onde pode fazer algumas pausas para repor energias. Por ser uma área classificada como Zona de Proteção Especial, tem ainda a oportunidade de avistar algumas espécies de aves que por lá habitam. A ria de Aveiro abriga, durante o inverno, mais de 20.000 aves migradoras, tais como as andorinhas-do-mar-anãs, os superlongas, os pilritos-comuns, as águias-pesqueiras, os milhafres negros, as garças e os flamingos.
Para a caminhada é aconselhável usar roupa e calçado apropriado, até porque caso queira fazer ida e volta terá de duplicar a distância.
Vagos: Casablanca Lounge Bar
Situado nos passadiços da Praia da Vagueira torne o seu verão mais especial observando o pôr-do-sol ou com momentos dançantes na noite do Casablanca Lounge Bar. Mar, música e boa disposição definem este espaço emblemático em Vagos.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS