
Aveiro é tipicamente conhecida pela “Veneza de Portugal”. Apesar da ria ser um dos mais importantes ícones da zona, a região de Aveiro tem muito mais para ver, como por exemplo museus.
Por todo o distrito há muitos para conhecer e adequados aos mais pequenos. Estes são 5 museus em Aveiro para visitar com crianças.
Ecomuseu – Marinha da Trocalhada
Inserido na Ria de Aveiro, este Ecomuseu a céu aberto conta a história do sal e das salinas de Aveiro. Aqui descobre-se tudo sobre a produção de sal, explora-se a paisagem, a fauna e a flora. Através de placas interpretativas os visitantes podem andar ao seu ritmo ou fazer uma visita guiada, acompanha por um técnico.

Lugar dos Afetos
Também em Aveiro, mais concretamente em Eixo, leve os mais novos numa viagem pelo mundo das emoções.
No Lugar dos Afetos há jardins e vários edifícios dedicados aos sentimentos.
Este parque temático foi criado pela médica e escritora Graça Gonçalves e baseia-se nos livros e jogos de afetos da própria.
A ligação às emoções fazem deste um lugar que promove o bem-estar e fomenta, de forma educativa e lúdica, uma vida emocional saudável.

Museu Marítimo de Ílhavo
Nunca viu um bacalhau ao vivo? No museu Marítimo de Ílhavo tem um Aquário cheio deles.
Com cerca de 30 exemplares vivos, o Aquário dos Bacalhaus é uma das atrações deste museu, mas há mais.
Neste espaço a pesca do bacalhau é a temática central, mas pode também aprender novas curiosidades sobre a Ria de Aveiro.
Dentro do próprio museu há barcos em tamanho real, incluindo um navio bacalhoeiro, onde é possível embarcar e explorar tudo sobre a pesca do bacalhau e os homens que a praticavam.
Museu do Brincar
Em Vagos há um lugar onde até os adultos viram crianças.
No museu do Brincar, a brincadeira é levada a sério e o espaço tem várias coleções para explorar.
Para ver, e recordar, há brinquedos populares, jogos de tabuleiro, máscaras, fantoches, marionetas e muito mais.
O espaço remete o visitante para o imaginário infantil e espelha a evolução e diversidade do brinquedo ao longo do tempo.
Além das visitas, há também ateliers, exposições e jogos tradicionais.

Radiolândia – Museu do Rádio
Este é o único museu nacional dedicado exclusivamente ao rádio.
No Radiolândia estão alguns dos rádios mais raros do século passado e outros equipamentos que fazem este espólio ser reconhecido internacionalmente. Além disso, há ainda diversos pontos interativos para explorar.
O Museu do Rádio herdou o nome Radiolândia para perpetuar a memória de Manuel Silva, uma importante figura local, que tinha uma loja de rádios chamada Radiolândia.
Para visitar o espaço museológico basta ir até à vila de Bustos, em Oliveira do Bairro.

Créditos: visitportugal.com / Facebook Lugar dos Afetos / Facebook Município de Vagos / Câmara Municipal de Oliveira do Bairro
Facebook
Instagram
YouTube
RSS