Para assinalar o Dia Internacional da Mulher, em Aveiro e Ílhavo decorrem iniciativas culturais que pretendem celebrar o papel da mulher na sociedade.
1. “Um ao Molhe” Celebra a Mulher // Ana Deus, Calcutá e Surma | Música
“Um ao Molhe” é um projeto nacional da “Antes Cowboy que Toureiro”. O festival itinerante traz a Ílhavo três mulheres. Elas são Deus, Calcutá e Surma; divindade, país e povo em forma de mulheres.
Ana Deus
Nasceu em Santarém, vive no Porto. Canta desde sempre.
Entre os Três Tristes Tigres e os Ban, as colaborações com Rádio Macau ou Dead Combo e, mais recentemente, os projetos Osso Vaidoso, Bruta e Ruído Vário, Ana Deus dispensa apresentações. Sobe ao palco desta feita para interpretar “Colo”, levamo-la nele, um solo ao colo de ruídos e imagens falantes, onde loops de filmes alimentam a base sonora que acompanha textos ou canções quase a nascer.
Calcutá
Calcutá é o nome escolhido por Teresa Castro para compor e interpretar música a solo, destacando-se assim do outro projeto que integra, a banda Mighty Sands. Aqui também canta em inglês e toca guitarra, mas enquadra-se numa estética ghost folk: o seu fingerpicking sereno e insistente, veículo harmonioso e rítmico para as melodias e letras, leva-nos para o outro lado do Atlântico, para a terra dos westerns, para tempos a que só podemos aceder através de histórias, de memórias, de fantasmas.
Surma
Surma é um casamento afortunado entre cantigas-monumentos melódicos de encantar, com uma personagem, que parece ser não mais que a própria Débora em bruto, esmagadora de tão desafogada e generosa. O Antwerpen é, foi já, só o princípio. Considerado um dos melhores do ano pela grande maioria dos meios de comunicação social nacionais e nomeado para melhor disco europeu do ano (ao lado de trabalhos de nomes como The XX, Fever Ray ou King Krule). Domina teclas, samplers, cordas, vozes e loop stations em sonoridades que fogem do jazz para o post-rock, da electrónica para o noise e nos levam para paragens mais ou menos incertas, em atmosferas desconhecidas, mas com muito prazer na viagem. Passe vitalício para isto.
Dia 8 de março, 21h30, Fábrica Ideias Gafanha da Nazaré, gratuito mais informações
2. “EnCanto de Investigar…O Fulgor do Feminino” | Performance
O espetáculo “EnCanto de Investigar… O fulgor do Feminino” é organizado pela Fábrica Centro de Ciência de Aveiro e vai reunir em palco vozes, música, prosa e poesia, pipetas e um protocolo experimental, dois homens e uma mulher. Tudo e todos se conjugam para analisar, com saboroso rigor: o fulgor do feminino!
A performance vai contar com Marta Condesso (voz narradora); Ricardo Neves (guitarra e voz); Rui Oliveira (guitarra, loop station e voz)
Dia 9 de março, 21h30, Fábrica da Ciência Viva de Aveiro, 5,00 € mais informações
3. “Mulheres ao poder” | Teatro
“Mulheres ao poder” é uma adaptação do texto “A Revolta das Mulheres” de Aristófanes. A peça é encenada por Cláudia Stattmiller e junta um grupo de alunos da Universidade Sénior de Aveiro.
Dia 10 de março, pelas 17 horas, no Instituto Português da Juventude.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS