Cerca de aproximadamente 2 milhões de euros é o valor de investimento global para a reabilitação do Museu de Aveiro/Museu Santa Joana, anunciou a Câmara Municipal de Aveiro em comunicado.
A Câmara Municipal de Aveiro autorizou a contratação da projetista A. Soutinho Arquitetos pelo valor de quase 170 mil euros e um prazo de execução de 225 dias para a elaboração do projeto de reabilitação do Museu de Aveiro / Museu Santa Joana, perspetivando-se um investimento global de aproximadamente 2 milhões de euros.
O presente projeto tem como objetivo, segundo a autarquia anunciou “uma intervenção estrutural profunda na Igreja e no Claustro do Mosteiro de Jesus / Museu de Aveiro, correspondendo à parte monumental que não foi alvo de qualquer intervenção anterior, em que são imperativos trabalhos de consolidação estrutural das paredes e cobertura, substituição da cobertura e revisão de todas as redes e infraestruturas. Nas restantes áreas (espaços anteriormente intervencionados) as obras serão focadas na resolução de patologias detetadas, em particular as relacionadas com desempenho higrométrico, potenciando assim o circuito de visitação do Mosteiro de Jesus / Museu de Aveiro”.
A autarquia justifica ainda que a intervenção em causa é base fundamental para a intervenção seguinte de restauro do património artístico, que será formalizada num protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Aveiro e a Direção Regional de Cultura do Centro.
Prevê-se que o procedimento concursal relativo a esta empreitada seja lançado no início do segundo semestre de 2020, representando mais um investimento utilizando os Fundos Comunitários do Centro 2020 integrados no Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS